X
    Categorias: Festa

Bodas de casamento: significado de cada mês e ano



Bodas de casamento: significado de cada mês e ano
Avalie essa matéria!

As bodas de casamento são datas comemorativas para todo casal certo? Existem as bodas de casamento de meses e de anos. Cada uma delas com um nome e significado especial. Vamos saber quais são elas!



A palavra boda significa promessa. É a celebração da data de celebração do matrimônio, quando os votos do casal foram realizados. No Brasil, uma boda muito comemorada é a de prata, que são 25 anos de casamento.

Bodas de meses são comemoradas, na maioria das vezes, pelos casais que namoram, ou pelos casais que não completaram 1 ano de matrimônio. Saiba quais são as bodas comemoradas a cada mês e ano de casamento. Confira!

O que são as bodas de casamento?

Bodas são as celebrações dos anos que um casal permanece junto, e também uma forma de homenagea-los pelo compromisso, que está sendo cumprido.

Celebrar os aniversários de casamento é algo que ocorre em diversas culturas, mas a tradição de atribuir materiais ao tempo que o casal está junto remete à Alemanha medieval, quando, aos 25 anos de celebração, o casal recebia uma coroa de prata para relembrar aos votos, e, aos 50, uma de ouro.

Lista de bodas de casamento: meses

A comemoração da união dos noivos não acaba nunca (Foto: Significados)

1º mês: Bodas de Beijinhos

No primeiro mês de casamento é a comemoração da boda de beijinhos. O casal ainda está na fase da lua de mel. Tudo é doce e gostoso, assim como o doce “beijinho”.

2º mês: Bodas de Sorvete

No segundo mês de casamento é a comemoração da boda de sorvete. O sorvete pode ser a sobremesa de um jantar romântico neste dia comemorativo.

3º mês: Bodas de Algodão Doce

No terceiro mês de casamento é a comemoração da Boda de Algodão Doce.

Uma comemoração também pode incluir um passeio, e comer um algodão doce com seu par para comemorar esta data.

4º mês: Bodas de Pipoca

No quarto mês de casamento é a comemoração da Boda de pipoca.

Um passeio no cinema, assistindo ao um filme e comendo pipoca pode ser uma bom jeito de comemorar.

(Foto: O Mundo de Calíope)

Leia também: 20 Modelos de Brincos para Noivas

5º mês: Bodas de Chocolate

No quarto mês de casamento é a comemoração da Boda de chocolate.

Comprar chocolates para presentear seu par pode ser uma atitude bem legal neste dia.

6º mês: Bodas de Plumas

No sexto mês de casamento é a comemoração da Boda de Plumas.

Use da sua criatividade para criar uma comemoração que remeta a boda comemorada.

7º mês: Bodas de Purpurina

No sétimo mês de casamento é a comemoração da Boda de purpurina.

Presentear seu par com um presente bem colorido é uma boa ideia neste data

8º mês: Bodas de Pom Pom

No oitavo mês de casamento é a comemoração da Boda de pom pom.

9º mês: Bodas de Maternidade

No nono mês de casamento é a comemoração da Boda de maternidade.

Aqui, o casal já terá muito mais intimidade e maturidade de seu casamento.

10º mês: Bodas de Pintinho

No décimo mês de casamento é a comemoração da Boda de Pintinho.

Pensa em um prato especial utilizando ovos, uma omelete bem caprichada, por exemplo. Um modo simples mais especial de lembrar de mais uma data juntos.

11º mês: Bodas de Chicletes

No décimo primeiro mês de casamento é a comemoração da Boda de chicletes.

(Foto: A Babilônia)

O último mês de bodas, após isso, o casal já comemora 1 ano de casamento – bodas de papel.

Saiba ainda: Decoração para Altar em Casamento ao Ar Livre

Dicas para surpreender o parceiro no aniversário de casamento

Muitos casais não se preocupam em contar ou comemorar as bodas, e há vários parceiros que, mesmo considerando essa lembrança especial, compreendem o cônjuge que não as lembra e evitam incômodos com cobranças sobre a data.

Entretanto, se você quer lembrar seu parceiro sobre todo o tempo que se convivem juntos, crescendo e caminhando lado a lado, algumas surpresas podem ser muito agradáveis, mesmo que ele não se importe com a data.

Organizar um jantar em um restaurante especial, com banda ao-vivo, e pedir para que toquem uma música que lembra de quando se encontraram é uma surpresa especial e discreta.

Reunir a família, para lembrarem de momentos especiais juntos, olhando fotos e vídeos, é uma surpresa caseira sem custos, mas com grande simbolismo.

E quando as bodas forem de dezenas de anos, presentear o parceiro com uma nova aliança, ou gravar alguma mensagem simbólica nas alianças já utilizadas por ambos é uma boa maneira de sempre lembrar de todos os momentos que passaram unidos.

Bodas de casamento significado de cada ano

As bodas de casamento sempre são um momento especial para casais apaixonados, já que elas demonstram há quanto tempo o compromisso de conviverem foi firmado publicamente.

Quanto mais o tempo passa, mais as bodas parecem ter significado, levando muitos casais que nunca as comemoraram a realizar grandes festas com amigos e familiares.

Afinal, não é todo dia que se comemoram 20, 30, 40 ou mais anos ao lado da mesma pessoa.

Mesmo sendo uma tradição muito conhecida, várias pessoas não conhecem o significado das bodas de casamento.

Por isso, preparamos esse artigo, para que você aprenda tudo sobre as bodas, e já vá planejando essa comemoração tão especial em sua vida!

Quantas são as bodas de casamento?

Existem bodas para cada ano de casamento comemorado, porém, as mais comuns são as que ocorrem a cada 5 anos e, a partir dos 30 anos, as pessoas costumam comemorar a cada 10 anos.

Os materiais que denominam as bodas têm essa atribuição simbólica devido à sua resistência/dureza e até raridade, e, quanto mais tempo o casal fica junto, mais raro ou valioso será o elemento atribuído ao período.

(Foto: Icasei)

Confira as principais (algumas recebem mais de uma denominação pois é variável conforme os países):

01 Ano: Bodas de Papel
02 Anos: Bodas de Algodão
03 Anos: Bodas de Couro ou Trigo
04 Anos: Bodas de Flores, Frutas
05 Anos: Bodas de Madeira ou Ferro
06 Anos: Bodas de Açúcar ou Perfume
07 Anos: Bodas de Latão ou Lã
08 Anos: Bodas de Barro ou Papoula
09 Anos: Bodas de Cerâmica ou Vime
10 Anos: Bodas de Estanho ou Zinco
11 Anos: Bodas de Aço
12 Anos: Bodas de Seda ou Ônix
13 Anos: Bodas de Linho ou Renda
14 Anos: Bodas de Marfim
15 Anos: Bodas de Cristal
20 Anos: Bodas de Porcelana
25 Anos: Bodas de Prata
30 Anos: Bodas de Pérola
35 Anos: Bodas de Coral
40 Anos: Bodas de Esmeralda
45 Anos: Bodas de Rubi
50 Anos: Bodas de Ouro
55 Anos: Bodas de Ametista
60 Anos: Bodas de Diamante
65 Anos: Bodas de Platina
70 Anos: Bodas de Vinho
75 Anos: Bodas de Brilhante ou Alabastro
80 Anos: Bodas de Nogueira ou Carvalho
85 Anos: Bodas de Girassol
90 Anos: Bodas de Álamo
100 Anos: Bodas de Jequitibá

Uma curiosidade interessante: o casal Karam e Kartari Chand, do Reino Unido, contraíram matrimônio em 11 de Dezembro de 1925, e a união durou 90 anos e 251 dias!

Qual o significado da cerimônia de bodas?

(Foto: Papel e estilo)

As bodas são uma celebração para relembrar os votos feitos pelos noivos no dia em que casaram. A própria palavra tem origem na latina “vota”, que significa promessas.

Dessa forma, sempre que um casal quer fortalecer os laços de maneira especial, envolvendo pessoas queridas, a renovação das bodas é uma alternativa tradicional, que pode ser realizada na igreja ou em comemorações privadas.

Na igreja católica, por exemplo, tradicionalmente, os casais renovariam os votos com certa periodicidade, e é possível conseguir a Benção Apostólica pela comemoração do casamento e aniversários (a partir do 10°).

Em alguns países, como os que integram a Comunidade Britânica, é possível conseguir uma carta do Monarca nos aniversários de 60, 65, 70 anos e todos a partir desse.

Brincadeiras para fazer nas bodas 

Fazer versões atuais de fotos antigas, tentando imitar cenários, roupas, poses e expressões, está muito em alta, e é uma brincadeira superdivertida para comemorar um momento especial em família, além de ser muito fácil para realizar em bodas de casais idosos, como as dos avós.

Realizar uma festa temática do ano em que o matrimônio foi realizado, com roupas, músicas e referências da época, e tentando recriar comidas e alguns outros elementos usados na celebração certamente será uma ideia original, aceita por todos, e que fica muito legal, também, em casamentos com mais tempo.

Para uniões mais recentes, uma ideia legal é fazer um jogo de perguntas e respostas sobre o casal, se possível, envolvendo os convidados; é claro que o ideal é fazer questões divertidas, porém não invasivas, afinal, o que se deseja é apenas a diversão, e não causar constrangimentos.

Dicas de presente para bodas de casamento

(Foto: Me Apaixonei)

Quando os noivos comemoram bodas, é comum presenteá-los com objetos que refiram ao material atribuído à data, podendo ser uma joia ou alguma decoração especial, como um porta-retratos com uma foto do casal e a família.

Atualmente, é possível ter acesso a diversos artesãos talentosos com muito conhecimento em produzir presentes personalizados para datas especiais, como bodas.

No site Elo7 é possível encontrar profissionais em diversas áreas, com as técnicas mais variadas, todo tipo de criatividade, e com muito talento.

Um presente feito especialmente para alguém é uma das melhores alternativas em comemorações especiais.

Agora que você já conhece todas as bodas de casamento, comece a planejar a sua e do seu par!

A Redação :