Como Planejar as Finanças do Casamento




Quando o assunto casamento vem à tona a primeira preocupação é em relação ao orçamento que será despendido para este evento. E para planejar as finanças do casamento sem se estressar ou fugir do orçamento pensado inicialmente, vale apelar para alguns truquezinhos e substituições, que no final não apagarão o brilho do seu grande dia.



Dicas para Planejar as Finanças do Casamento

Quem está com o orçamento apertado deve começar os preparativos pensando sempre em alternativas mais baratas para todos (ou pelo menos a maior parte) dos elementos que pretende utilizar em seu casamento. E para não se perder no meio do caminho, tudo deve ser anotado, até as mínimas despesas, pois de grão em grão a galinha enche o papo, e neste caso, pode te endividar. E cumpra o orçamento que foi planejado inicialmente.

Leia também sobre Acessórios para Noivas.

O vestido de noiva pode ficar um pouco mais em conta se você optar por modelos menos volumosos e com menos bordados; mesmo você optando por um tecido nobre para a confecção. Aliás, evite substituir um tecido de seda pura, por exemplo, por algum sintético, pois além de ser mais quente e desconfortável, o caimento nunca será o mesmo. E uma opção mais barata é alugar, em vez de comprar seu vestido de noiva, e para quem torce o nariz para a ideia, vale averiguar os vestidos para primeiro aluguel, que nunca foram usados e que sairá bem mais barato do que comprar um vestido.

Optar por flores da estação também deixa o orçamento mais leve. E o mesmo vale para frutas legumes e comidas em geral. E faça uma pesquisa entre as floriculturas, pois a diferença de preço entre elas é bem grande.

Leia também sobre Decoração para Casamentos Fora da Igreja.

Outra dica muito importante é cortar o máximo de convidados que você conseguir, para focar em uma festa com muito mais qualidade do que convidados. E evite casar-se durante feriados, pois os serviços prestados ficam mais caros nestas datas.

Coloque no papel também tudo o que você quer em seu casamento, desde a decoração, roupas, festa, comidas, e até lua de mel. E a partir desta lista comece a pesquisar sempre que for adquirir um item ou contratar um serviço. E nunca feche negócio com o primeiro que você encontrar, assim evitará muitas despesas extras.

Leia também sobre Lembrança de Casamento Moderna e Barata.