X
    Categorias: Documentos

Documentos necessários para casar no civil 2018

Documentos necessários para casar no civil 2018
Avalie essa matéria!

Está pensando trocar as alianças, mas não sabe os documentos necessários para casar? Quando duas pessoas se amam e não encontram mais formas de expressar esse sentimento, uma alternativa, em geral é o casamento. Reunimos as informações que você precisa considerar se está pensando em se casar no ano em 2018.



Documentos necessários para casar no religioso com efeito civil

A primeira coisa que deve saber é que somente celebrantes religiosos possuem o direito de fazer a cerimônia do casamento religioso com efeito civil. A certidão de casamento é entregue na hora aos noivos e também recebem o Termo de Religioso com Efeito Civil. Esse termo deve ser encaminhado ao cartório. Uma vez que isso tenha sido feito o mesmo poderá ser trocado pela certidão de casamento civil.

Tire todas as suas dúvidas agora para agilizar a documentação (Foto: Revista iCasei)

Os noivos devem levar os documentos comuns que são RG e certidões e também o Requerimento da Igreja que diz que o casamento será religioso com efeito civil. O requerimento da igreja deve ser retirado antes de ir ao cartório para marcação do casamento, o mesmo deve ser assinado pelos noivos e pelo celebrante religioso, além disso, a assinatura do requerimento deve ser reconhecida pelo celebrante.

Depois de 20 dias um documento chamado Certidão de Habilitação será emitido pelo cartório e ele deve ser entregue à Igreja para reconhecimento do Termo Religioso com Efeito Civil.

Leia também: Cores para casamento 2018 – Tendências

Valor para casar no civil

Os valores para casar no civil variam de acordo com estado, mas usamos como referência o Estado de São Paulo.
Casamento religioso com efeito civil e o casamento em cartório custam R$ 393,85 reais.

Como funciona o casamento civil

Conforme já mencionado acima, antes de dar início ao processo é necessário que os noivos façam o pedido de habilitação do casamento comparecendo ao cartório de Registro Civil. Após passarem por uma espécie de averiguação os noivos devem apresentar os documentos necessários. Após o prazo de 20 a 30 dias o passo seguinte é o agendamento da cerimônia.

Quantos padrinhos são necessários no casamento civil?

Duas pessoas são necessárias na primeira etapa do casamento, ou seja, na hora de dar entrada do casamento no cartório. Mas se o casamento for em diligência são necessários quatro padrinhos.

Verifique se você tem em mãos todos os documentos necessários para casar (Foto: Bride2Bride)

Dá para marcar casamento civil online?

Ainda não dá para marcar o casamento civil online, no entanto, um projeto de Lei de autoria do Senador Aluízio Mercadante (PT) pode mudar isso. O projeto foi aprovado no Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados e prevê que o requerimento de habilitação para o casamento possa ser feito através da internet. Dessa forma, toda a documentação necessária poderá ser apresentada de forma eletrônica, facilitando assim, a vida daqueles que desejam se casar. No entanto, o credenciamento antecipado juntamente do Judiciário deverá ser feito antes do processo.

Saiba mais: Bodas de casamento: significado de cada mês e ano

Quanto tempo demora o processo

Levando em consideração que o pedido de habilitação do casamento deve ser feito cerca de 45 dias antes do casamento e que ele só será entregue após cerca de vinte a trinta dias o processo todo acontece em torno de 3 meses, mas deve-se considerar que todos os documentos necessários para casar no civil estão atualizados, pois se qualquer um deles estiver com alguma pendência então será mais um atraso no processo.

A Redação: